



CONHEÇA O MATERIAL DIDÁTICO





SISTEMA DE AVALIAÇÕES EAD
O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos São Luís EAD contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).


ENCONTRO PRESENCIAL
O encontro presencial acontece para a realização da atividade avaliativa. Você escolhe a melhor data e então faz o agendamento pelo portal AVA ou pelo telefone do seu polo;


AVA • AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.








O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?
- Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
- Cópia simples do CPF;
- Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).
Semestre 1
Módulo 1
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE | 60h |
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO | 60h |
DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA | 60h |
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A DIVERSIDADE | 60h |
TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO (TGD) E ALTAS HABILIDADES | 60h |
DEFICIÊNCIA VISUAL COM ÊNFASE EM BRAILLE | 60h |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 60h |
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 60h |
TECNOLOGIA ASSISTIVA | 60h |
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA | 60h |
Carga horária total do curso: | 600h |
* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.
O Programa de Especialização Docente em Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual e Sistema Braille destina-se à capacitação do profissional docente que atua em espaços educativos com deficientes visuais e pessoas cegas, por meio de fundamentação teórica e estratégias metodológicas que garantem a educação inclusiva. Este curso atende aos seguintes critérios legais:
– Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
– Parecer nº 17/01-CNE/CEB, que fundamenta a Resolução 02/2001/CNE/CEB;
– Deliberação n.º 02/03-CEE-PR, que dispõe as normas para a Educação Especial, na modalidade da Educação Básica, para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná;
– Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Portaria Ministerial nº 555/2007 – MEC;
– Parecer nº 07/2014 do CEE-PR, referente à Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2° anos) da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional;
– Instrução n.º 005/2015 – SEED/SUED;
– Resolução SEE/MG 2686 – Anexo IV – Tópico 2.3; 1º;
– Instrução n.º 04/2016 – SEED/SUED.
O curso objetiva atualizar e aprofundar conhecimentos em Sistema braille para capacitar os profissionais docentes que atuam em instituições escolares, centros especializados e no atendimento escolar especializado, instrumentalizando-os para o trabalho com deficientes visuais e cegos, de forma a promover a inclusão dessas pessoas na escola e na sociedade.
Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos. *As disciplinas de Legislação e políticas públicas para a diversidade*, Transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades*, Tecnologia assistiva*, Comunicação alternativa* não possuem LIVROS IMPRESSOS. Apenas LIVROS DIGITAIS disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e nos DVDs”
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.
O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional. Dentre eles podemos destacar:
Josemary Morastoni: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.
Margarete Terezinha de Andrade Costa – Mestrado em Educação; Especialização em Psicologia Clínica e Institucional; Graduação em Pedagogia e Graduação em Letras
Carlos Eduardo Frederico – Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Especialista em Educação Especial. Graduado em Fisioterapia e Biologia.
Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Macromedia Flash Player 10.1 ou superior.
2. Windows XP SP3, Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox 4, Internet Explorer 8 ou superiores.
Conexão de banda larga igual ou superior a 1Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.Configurações recomendadas para o computador
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 1Gb para WIndows XP, 1Gb para Windows Vista ou superior.
3. Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
4. HD com 10Gb livres.
5. Monitor com resolução 1024×768 pixels.